Desde a primeira vez que ouvi falar nesta ideia, já se passaram uns bons anos. Dez, onze, doze anos...? Não sei. Talvez tenha sido até num Nevestrela que ouvi pela primeira vez o Zé Maria (Associação dos Amigos da Serra da Estrela) a "sonhar" com este ideia. Algures no fogo de campo, ou talvez na casa que servia de secretariado. Sei que já foi há muito tempo.....
O que na altura parecia uma ideia boa, mas difícil de implementar, tornou-se realidade. Quando digo difícil de implementar digo-o pois, quando a ideia surgiu pouco ou nada se falava de grandes rotas. A verdade é que a ideia não morreu e foi a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto que teve as ferramentas necessárias para envolver todos os intervenientes de forma a poder dar corpo a esta ideia.
Esta rota, Grande Rota do Zêzere (GRZ) foi então inaugurada nos dias 26 e 27 de Setembro de 2015. Tive o privilegio de fazer parte da equipa que percorreu o trajeto desde a nascente no Covão d'Ametade a Constância. O evento consistiu em transportar um testemunho com agua do escolhida em vários pontos do Rio Zêzere até à sua foz. Havia malta que ia fazer troços de BTT, outros em caminhada, outros em corrida, outros de canoagem. Estamos na presença de uma rota multimodal, que tem algumas estações onde a logística de trocar de equipamento é facilitada.
Foi um fim de semana cheio com um grupo de amigos fantástico.
Fica o video que passou na RTP:
E junto a foto da passagem de testemunho no concelho da Guarda, em Valhelhas, registado pelo fotografo da autarquia.
Foto: Câmara Municipal da Guarda
Mais informações sobre a rota aqui:
Sem comentários:
Enviar um comentário