domingo, fevereiro 05, 2012

Guarda - Videmonte


Domingo, foi dia de levantar cedo para pedalar.
Combinei com o Rui fazer o reconhecimento com umas pequenas alterações para a etapa Guarda - Unhais da Serra da Transportugal de 2012.  

Como só tínhamos a manhã disponível, fizemos Guarda-Videmonte para depois voltar por estrada ou apanhar boleia da malta do clube que andava para aquelas bandas a fazer o reconhecimento da marcha do próximo fim de semana. 

(Foto: Rui Sousa)
A saída da Guarda rumo ao Barrocal, fez-se pelo Alvendre em vez de irmos à Cabreira. A parte final do caminho que sobe ao Alvendre, não está nas melhores condições, mas é só um bocadito....
A manhã não estava com o frio dos últimos dias, mas se estivesse com esta subidinha, já estávamos no "ponto".


Passámos o Barrocal e fomos na direcção da calçada romana que para a altura do ano, está seca e sem gelo. Até pode haver frio, mas sem humidade não há piso escorregadio por estas bandas.


Varandas atrás de varandas! As vistas merecem todas as visitas que se fazem a esta zona e a calçada romana, dá ao local um toque especial.

Deixando o Tintinolho para trás...

Olhando à nossa frente para a encosta da serra a subir...


Fomos descendo a calçada romana com vista para o Vila Viçosa e todo o vale do Mondego.




As zonas mais sombrias do percurso têm neste momento um toque "outonal" que a juntar à paisagem dá ao percurso a beleza que nos obriga a parar algumas vezes durante a descida e ter mais dois dedos de conversa.




Deixámos a encosta com sombra, passámos o Rio Mondego junto à praia fluvial de Aldeia Viçosa e já do lado mais soalheiro e quente fomos até às portas da Mizarela.

(Foto: Rui Sousa)

Começámos a trepar esta conhecida subida por um "novo" caminho que nos tirou mais cedo do alcatrão.




A meia encosta, o vento forte vindo de Noroeste já se fazia sentir  com algumas rajadas ora de um lado ora do outro, não estivéssemos nós a sotavento.



Se do lado da Guarda, olhamos em frente e temos uma bonita encosta da Serra da Estrela, quando aí estamos, temos uma não menos bonita perspectiva da nossa cidade. 



No fim de toda a subida, chegamos ao planalto de Videmonte e ao alcatrão que nos levou à aldeia.


Como a hora já ia adiantada, e para não chegarmos tarde ao almoço, o regresso foi feito por alcatrão... aproveitando a boleia do Costa, Ricky e Henrique que andavam por estas paragens a reconhecer o percurso para uma marcha do CMG.

1 comentário:

Marta Marques disse...

Olá Tiago,

Antes de mais parabéns pelo excelente blog e percursos!
Não encontrei pelo blog nenhum contacto seu para que pudesse directamente contactá-lo, portanto decidi enviar esta mensagem através do seu último post.

Estive a ver o post do dia 21 de Junho de 2008 relativamente ao percurso Guarda-Loriga e despertou o meu interesse pois daqui a uns dias vou fazer um acampamento volante com amigos escuteiros e temos bastante interesse em saber onde conseguiu arranjar aquela carta topográfica na Internet. Uma carta topográfica digital é bem mais prática que em papel não é verdade...

Agradeço imenso a sua breve resposta para este e-mail: martalsmarkes@hotmail.com ou martalsmarkes@gmail.com

Muita obrigada e continuação de bons percursos!

Marta Marques