sábado, agosto 22, 2015

Vide - Torre




Hoje foi dia de subir à Torre.

Mas por onde? Não me apetecia ir pela "normal" subida da Covilhã, mas também a volta teria de ocupar só a parte da manhã. O tempo estava estranho, algum, vento, céu cinzento,.... pensei vou às Pedras Lavradas e logo vejo, como o dia corre e logo decido o que fazer sem comprometer os meus horários. 

À medida que me aproximava das Pedras Lavradas, o vento e as nuvens ameaçavam cada vez mais. Cruzei-me com alguma malta no sentido contrário, mas com queixas do vento e do frio. Avistava nevoeiro, o que ali também é comum. Fui andando e lá no meio do nevoeiro denso, optei por descer até à Vide. Ponderei voltar atrás, ir por Loriga, mas a "meteo" que tinha visto se batesse certo iria proporcionar-me o fim da manhã mais meiga do que aquele que estava a ter.

Durante a descida para a Vide a chuva miudinha, não parou. Pensei várias vezes "fixe me####", "vais sofrer para voltar para casa". A descida foi sempre a travar por causa da estrada molhada (eu tb molhado) e de sentir algum frio. Comecei a subida na Vide com chuva e os primeiros 10 Kms foi sempre a levar com agua. Como é sempre a subir não se arrefece. Ponderei virar para Loriga na Portela do Arão, pois com o tempo a não mudar subir à Torre seria garantia de sofrer um pouco mais. Felizmente o tempo abriu, e na Portela do Arão decidi subir pela estrada do São Bento, mais 8 Kms bem empinados e assim que se chega à estrada nacional 339, a subida continua (mas aqui já são favas contadas tendo em conta o que está para trás).

Pelo caminho apanhei uns companheiros da Covilhã (Luis Filipe, João Sousa, e outro amigo que não conhecia). Segui com eles até à Torre. Também eles já tinham andado por Loriga e São Romão e já estavam de regresso à Covilhã.

Seguiu-se a Torre após esta bonita subida que na pratica são 3 subidas encadeadas, Vide-Portela do Arão, Estrada do São Bento e Cruzamento da Estrada do São Bento-Torre. Tudo isto rende quase 1700 metros de desnível em 30 Kms. 

Bela manhã!!

Sem comentários: