domingo, janeiro 19, 2014

Uma volta com neve


Sim! Há neve e não só!!!!

O São Pedro presenteou-nos com um dia bem bonito para pedalar. A neve caída nas duas ultimas noites deu o toque especial às encostas da Serra da Estrela.
Combinei com o Nuno, irmos virar "lá acima". O "lá acima" seria logo vemos até onde vamos....


Como o Nuno não conhecia a subida do Ourondinho para a estrada Unhais/Nave de Santo António, então fomos até lá. Esta subida (das boas) é sempre um desafio, tal é o estado degradado que por vezes se encontra. 


Desta vez até que nem estava má de todo. As fotos são das partes "boas", pois das partes menos "boas" não houve timing para as tirar. 



Aos poucos chegámos à estrada Unhais/Nave. A neve já aparecia nas bermas, mas não dava para imaginar o que teríamos pela frente. Já contávamos aqui com algum vento e a estrada basicamente estava molhada.


Um pouco antes da casa do Padre Alfredo, o cenário durante uns metros foi o do video seguinte. Uma zona bastante desprotegida fez com que aos poucos fossemos para a berma, pois o vento não estava de frente, estava de lado. Após o desmontar forçado, foi assim.....



Ainda se pedalou mais um bocado. O vento ainda deu uma boleia quando soprava nas nossas costas, mas de um momento para o outro a neve era demasiada para se pedalar. Alem de haver muita, era "neve pó" e não estava minimamente batida. Começou aqui a caminhada....



Por vezes, com algum esforço suplementar, ainda deu para pedalar, mas era mais pelo gozo que dava, pelo desafio que era. Mais do que propriamente para progredir mais rápido no terreno. Nunca demorei tanto tempo a fazer este troço até à Nave de Santo António.




O dia estaria super-agradável, não fosse o vento. Nas zonas abrigadas o sol era bem quentinho....
A neve cada vez era mais. As protecções da estrada estavam praticamente tapadas e a nossa caminhada continuou....







No Covão da Mulher, o cenário era este!!! Bonito!!! Muito bonito!!!



Chegámos à estrada que dá acesso à torre. Carros não havia pois estava cortada ao transito nos Piornos, junto ao Centro de Limpeza de Neve. Para trás ficava esta paisagem lindíssima e o sentimento de termos passado por lá. 
Junto à Nave, já havia "trilho" feito pelos limpa neve e deu para montar novamente. A caminhada tinha-nos desgastado as pernas, mais do que se tivéssemos vindo a pedalar a fundo pela estrada fora.
Restava subir aos Piornos, passar por baixo da cancela e descer pelas Penhas da Saude até casa. 

Grande (e bonita) manhã de domingo.

1 comentário:

emcimadela disse...

Espetacular .... :D