domingo, novembro 18, 2012

A propósito de uma Invernal...


Nem só de bicicletas se "vive" o Clube de Montanhismo da Guarda.
A propósito desta actividade, que eu não pude participar por não ter o dia todo disponível, fiz uma investida à serra em bicicleta.

A travessia Invernal em autonomia teria inicio no vale glaciar do Rio Zêzere e terminaria na Lagoa Comprida. Para a logística desta actividade do CMG não ficar muito "pesada" comprometi-me a ir buscar um carro ao local de partida e ir deixa-lo ao local onde iria acabar a actividade.


Assim.... e com a serra coberta de nevoeiro, subi aos Piornos e desci para o vale do Zêzere  mais propriamente para o local onde estão os abrigos da ASE.


Como dá para ver a serra estava "cortada ao meio", acima dos 1500 metros o nevoeiro era denso. A grande carga de agua que caiu na noite de sabado, deixou as linhas de agua bem visíveis em qualquer encosta.


As fontes, como é o exemplo da Fonte da Jonja, transbordava de agua....


A par disso, as cores do outono dão um toque especial a esta zona. 


À conta de tudo isto, a descida foi lenta. Não que estivesse muito frio, não por estar a cair algum chuvisco, mas a cada canto, a cada miradouro a vontade que dava era parar e apreciar.




Há ou não razões para apreciar tudo isto? 



Quando encontrei o jipe do clube, já cerca de 17 sócios do CMG caminhavam serra acima. Teriam partido às 8:00. Eu cheguei junto da viatura já passava das 10:30. Desmontei a bicicleta, carreguei-a no jipe e conforme tinha prometido fui deixa-lo à Lagoa Comprida.



O nevoeiro entre os Piornos e o Rodeio era muito, de carro praticamente não se andava a mais de 40 Kms/h. Na Lagoa Comprida voltei ao pedal. Deu por instantes para apreciar o mar de pequenas nuvens a Oeste da Estrela e que tornavam o cenário bem bonito. Mas durou pouco.....


O resto da subida foi feito sem ver um palmo à frente dos olhos como se costuma dizer. A passagem no cruzamento da torre estava como no resto do caminho. A humidade confundia-se com alguma chuva. 


E assim se passou mais uma manhã......

Sem comentários: