domingo, março 18, 2012

Até que enfim, umas voltas de Inverno...

Ao ler o titulo deste "post" até pode pensar que estava mortinho por apanhar uma tareia na serra. Não estava, mas a verdade é que não me safei dela.
Sábado eu e o Rui Sousa em jeito de fazer uns acertos no reconhecimento para a Transportugal deste ano, marcamos o ponto de encontro no Mondeguinho, mais propriamente no Ti Branquinho, como não podia deixar de ser. Eu comecei a pedalar em Videmonte e ele em Manteigas. Pelas previsões já contava molhar-me, por isso não dispensei o impermeável.


Na saída de Videmonte já se notava algum nevoeiro e como já referi, já estava a contar molhar-me...


Apanhei o caminho que vem da Cabeça Alta e rumei no sentido da Portela de Folgosinho onde  o aspecto não era muito negro. Sabia que não ia ter vistas como é costume no local, mas não tardaria e o Rui estava à minha espera. O vento na portela já era algum, não era forte, mas já incomodava.


Iniciei então a subida para a Santinha. Apanhei uma boa surpresa, que é o facto deste caminho que costuma estar sempre em muito mau estado, estava muito bom por ter sido recentemente arranjado. 
A Santinha para quem faz parapente em Linhares, indica muita coisa. Já por isso lhe tenho algum respeito, quando não vejo todo o monte bem à vista. E como não podia deixar de ser, a meio da subida a chuva era bastante, o vento muito forte e frio quanto baste.
Resumidamente, parte da subida e toda a crista até à estrada nacional foi um verdadeiro martírio, uma volta como ainda este Inverno ainda não tinha apanhado. A chuva batida a vento pareciam pioneses a bater na cara. Como tinha dito contava molhar-me, mas encharquei-me à grande. 


Não pude tirar mais fotografias, pois nem a maquina escapou à molha. Mal vi a Santinha, não dei conta de passar ao lado do Malhão, só abri bem os olhos quando cheguei à dona Judite, onde o Rui já estava à minha espera.

Completamente encharcado e cheio de frio, lá comi a minha sandes mista a tremelicar como varas verdes. Nem à beira da estufa consegui aquecer e para de tremer. Lá dentro nos dois sítios que parei, deixei duas enormes poças de agua. Confesso que quando estava a fazer o caminho da Santinha, o meu maior receio era apanhar o Ti Branquinho de portas fechadas. Felizmente estavam lá toda a simpática família que logo arranjaram um espacinho para me aquecer, secar um pouco e comer a minha sandocha. Somente fiz uma alteração do menu, o meu primo que me perdoe, mas dadas as condições, troquei a Coca-Cola por um galão quentinho.

Restou ganhar coragem e descer para Manteigas onde o Rui tinha o veiculo estacionado. Traziamos em mente subir aos Piornos, mas dado o estado de tempo e o nosso estado fomos lá de carro e eu acabei por descer ate Unhais da Serra para secar a roupa na descida.

Domingo, estava-me cá "atravessado" o tratamento que tive na serra e decidi novamente subir aos Piornos a partir da Covilhã. Já saí tarde de casa (15:00), o tempo estava mais soft, mas o frio e o vento continuaram a marcar presença. Precisava ver como estava o caminho dos Piornos para Manteigas com vista para o vale glaciar.


Cheguei aos Piornos e desci até Manteigas. Ainda vi alguma neve que caiu na noite anterior e um carro apeado no meio do caminho. Apeado, mas não por causa da neve.




As vistas estavam muito bonitas e proporcionaram-me algumas paragens na descida.




Ao longe avistava a Santinha e o São Tiago, completamente sem nuvens com uma visibilidade bem diferente da que lá tinha apanhado no dia anterior.



Desci ao Zêzere, pela Serra de Baixo e Poço do Inferno e apanhei a estrada na direcção de Valhelhas. Estava a fazer-se tarde.....



Estava visto que não tinha horas de luz suficientes para chegar a casa de dia. Decidi no Vale da Amoreira ir por uma estrada menos movimentada, isto é, virei para Verdelhos para subir ao alto de São Gião. Não simplifiquei a volta, mas pelo menos fugi ao transito excessivo que tem agora a N18 desde que apareceram as portagens na A23.


A ultima foto que tirei, foi mesmo a do triste cenário da encosta da Azinha, por cima do Vale da Amoreira...

Resumidamente com o Inverno a acabar, foram duas voltinhas que fazem jus ao nome. Já tinha saudades de passar por umas assim :)

Sem comentários: