terça-feira, abril 05, 2011

Tantas botinhas d'agua

Sábado o meu dia a pedal começou na estrada. Com o tempo a pedir bicicleta, deixei o carro sossegado e da Cova da Beira rumei à Guarda de Leta.
Tinha combinado com o Koelhone para vir ao meu encontro e quando estava a passar Orjais, aí estava ele na sua Bianchi querida.
Ainda fizemos uma paragem técnica no Ginjal, para trocar uma câmara de ar, mas lá chegamos à Guarda a horas para almoçar.

Na subida da Santa Cruz

O combinanço para a tarde era de Lolita. Ainda com a lama da Serra de Grândola, o ponto de encontro era à porta do CMG para irmos virar a Videmonte.
Apareci eu, o João Luis, o Ricardo, o Joca, o Manel e duvidamos que o Vicente aparecesse pois o céu cinzento estava a ameaçar descarregar muitas botinhas d'agua. A verdade é que o gajo apareceu mesmo!!!


O mais fixe da tarde é que ainda pensei que pelo tempo se pudessem alterar os planos para uma volta mais soft, mas deu uma volta bem boa. Da Guarda fomos a Vale de Estrela e descemos ao Caldeirão. De seguida, Fernão Joanes pela subida mais "interessante" daquelas bandas.


A previsão meteorológica do NOAA dava chuva nas descidas e algumas abertas nas subidas. :) Acertou em cheio. Só não deu para prever as vezes que o Joca abria e fechava o camelbak, vestia e despia o impermeável.



Depois de Fernão Joanes, passámos ao lado dos Meios e descemos à Quinta da Ireira para junto do Rio Mondego.




Já há alguns anos que o rio levou a pequena ponte de madeira e as ultimas passagens por aqui tem sido sempre de pé descalço. 
Assim que chegamos junto ao rio toda a gente com a maior naturalidade, começou a descalçar-se e de repente vi o Joca de cara seria a dizer "Vocês não estão a pensar fazer isso, pois não?" Aqui neste sitio vi  o Joca com a cara mais séria de sempre!


Mas não havia volta a dar.... da Quinta de Ireira seguia-se o caminho da Quinta do Manjão.


Cada um pôs de fora os "pés de encaixe" e de pés quentinhos e bicicleta as costas lá chegamos ao outro lado.


A técnica da sapatilha de corrida

A técnica do pé de encaixe

Todos do outro lado


Rumámos a Videmonte e voltavam a cair botinhas d'agua em cima dos capacetes. Nem paramos no Santiago como é normal, descemos novamente ao vale e seguimos para os Trinta.


As zonas de carvalhos nesta zona do vale estão lindíssimas e merecem uma nova visita em breve. O resultado desta voltinha rendo 47 Kms e com 1400 metros de desnível vencido. Mas isto com tempo bom vai ter outra variante.... :)
Quanto às botinhas d'agua caíram, logo à saída da Guarda, quando descíamos para o Caldeirão, quando descíamos ao Mondego (nas duas passagens) e na chegada a Guarda caiu e bem. Todos estamos de parabens, mas o Vicente pela volta da tarde de hoje merece um busto de capacete e tudo.

Sem comentários: