domingo, fevereiro 27, 2011

Amendoeiras em flor 2011

Tanto tempo sem pedalar, mas finalmente o voltar aos trilhos foi com uma boa voltinha de 80 Kms, numa zona onde predominam amendoeiras e que nesta altura estão bem floridas.



Os 7 bem dispostos BTTistas, que decidiram pedalar por estas bandas, saíram de Figueira de Castelo Rodrigo eram nada mais nada menos que 9:30.
O passeio esta destinado rumo a terras de "nuestros hermanos".


Passamos ao lado da aldeia histórica de Castelo Rodrigo. Não fizemos o desvio pois no próximo mês vai haver passeio com paragem obrigatória nesta bonita aldeia.


Atalhos também não foi necessário fazer. De Figueira fomos a Almofala e de seguida Escarigo. Apesar das alternativas, nesta parte fizemos algum alcatrão, o que permitiu ter o dia adiantado.


Torre das Águias (Almofala)


Junto à barragem de Santa Maria de Aguiar, encontramos o Jony Luigi que tirou o dia para nos aturar. E que dia o dele..... (Gracias borrego)



Assim que entramos em Espanha, o destino foi a aldeia de La Bouza e amendoeiras em flor é árvore que também abunda para estes lados.



Entramos novamente em terra batida, melhor e mais direitinho que muitas estradas de alcatrão que conheço.





Chegamos a Puerto Seguro e entramos num trilho marcado na zona do Rio Agueda.


Uma das partes mais fantásticas do dia e que merece sempre visita é a Puente de Los Franceses sobre o Rio Águeda. O trilho é muito bom, a vista é excelente....







BTT - Puente de Los Franceses from tlages on Vimeo.


Tivemos o privilegio de ver bem perto os habitantes mais imponentes deste vale, grifos. Além de os vermos voar, planar, conseguimos observar com os binóculos do João um casal junto ao ninho.


Saímos do vale do Águeda com algumas parte feita a pé. Temos de passar cá no fim da "época" para ver se fazemos tudo em cima da montada. 
Chegámos a San Felices de Los Gallegos em cima da hora de almoço, mas decidimos ir mais para a frente.


Replica de um canhão usado pelos franceses durante as invasões do século XIX.




Deixámos San Felices de Los Gallegos rumo a Sobradillo por uma serie de caminhos e singletracks.



As amendoeiras marcavam presença nas paisagens cada vez mais.



Ao longe a Serra da Marofa.

Em Sobradillo fomos ao mesmo tasco da ultima vez e comemos um apetitoso bocadillo de lomo para repor as forças para o resto do percurso.



Entre Sobradillo e La Fregeneda, entrámos em zonas bastante técnicas e espectacular, mas não houve hipótese de registar em fotos.






A nossa frente começava a surgir o Penedo Durão, o nosso destino do ano passado nesta altura. O vale do Douro estava mesmo à nossa frente.



O vale do Douro é simplesmente lindíssimo e nesta altura do ano faz jus à fama que tem.




De pois de La Fregeneda, seguimos para o cais de Vega  Terron. É de sublinhar uma coisa, a descida para Valicobo (aquela quinta que vemos a meia encosta com vista para o Douro e o Águeda).... sim a descida era espectacular. Foi alucinante ao cair do dia ....




 

Mais um abre e fecha portão e estávamos quase no fim da volta.

Valicobo

 
Vista (quase) nocturna para a Ponte de Barca d'Alva

Em Barca d'Alva terminámos o passeio deste dia. A festa da chegada a Barca d'Alva é que só visto, foi uma recepção a sério :)

6 comentários:

Anónimo disse...

Ehh, afinal também não teve assim nada de espectacular... Isto só está aqui para fazer inveja a quem não foi... Tira lá este post vá! Quando é a próxima, a essa nã posso faltar... Abraços

Nuno Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor Felix disse...

Boas, companheiros desta modalidade que é o BTT.

Andava a pesquisar um pouco na Net e deparei com o vosso video da ponte dos franceses. Espectacular.

Gostaria de propor ao grupo a que pretenço um passeio por essas bandas. Como tal será que vocês tem a track GPS desse trilho que fizeram. Se sim estavam dispostos a partilhá-la connosco.

E a camara que vocês utilizaram, será que me podiam indicar qual a marca e modelo. O video está com uma qualidade soberba.

Nós também temos uma pagina ne Net
http://kedasbikez.wordpress.com

Qualque informação não hesitem em nos contactar.

Boas pedaladas

Vítor Félix

Tiaguss disse...

Ola Vitor

Diz-me o teu email que depois envio-te o track.
A câmara que tenho usado é uma GoPro.

Abraço e boas pedaladas
Tiago Lages

Jó Andrade disse...

Olá,
Não querem partilhar o track com um grupo de caminheiros?
Bem haja.

Jó Andrade
joeeandrade@gmail.com

Tiaguss disse...

Ola Jó

O track está publicado. Só agora reparei que da actividade do ano passado não cheguei a fazer relato da caminhada pois tinha ficado sem fotos.

Abraço