domingo, dezembro 26, 2010

Adorar o menino


Hoje foi dia de ir adorar o menino.
Durante a semana vi na televisão que numa aldeia dos arredores de Pinhel, o Pereiro, tinha construído um presépio com um tamanho acima do comum. A ideia da visita ficou no ar e a habitual voltinha  da manhã de domingo ficou marcada para mais cedo.

Tal como os três reis magos, nós (eu, Joca e Mané), três BTTistas da cidade mais alta saímos de casa ainda a ver não uma mas algumas estrelas no céu. A estação meteorológica cá de casa marcava à saída....


.... 5.4 graus negativos que com a brisa que corria na rua (wind chill) era como se estivéssemos a gramar os 6 graus abaixo de zero.

No Parque Urbano do Rio Diz (PURD) o cenário era este.....tudo muito branquinho e muito luzidio, tal era a camada de geada :).


As 7:30 arrancámos na direcção da Arrifana, até lá chegar, paramos inúmeras vezes, pois tudo arrefecia. Os pés, as mãos por vezes não se sentiam e a malta sofreu um bocado nestes primeiros Kms.


Cedo dei por falta da água. Eu bem que a levei, mas o tubo do camelbak estava em pedra e agua nem uma pinga. O próximo upgrade,  terá que ser um tudo revestido para não voltar a acontecer.

Fotografias em andamento, simplesmente não as há. O frio foi tanto que só aquando das paragens é que dava para tirar a máquina cá para fora. Nessas paragens que tudo que estava molhado, passava a gelo...



Da Arrifana, fomos a Gonçalbocas, Montes, Ribeira dos Carinhos, Toito, Penhaforte, Lamegal, Carvalhal da Atalaia e só depois o Pereiro.



Chegámos ao presépio do Pereiro, já com 39 Kms percorridos. A chegada, perguntamos pelo menino e logo nos disseram que estava no cimo do povo (nós vínhamos da ribeira, no fundo do povo).
Foi só seguir..... a estrada a subir e encontrámos um presépio bem grande feito em gesso.



A agua só apareceu às 11:00 e vinha bem fresquinha...


O regresso à cidade mais alta foi sempre por alcatrão para conseguirmos chegar a tempo do almoço. Chegámos com 78 Kms. Bem bom para uma voltinha matinal para queimar as calorias do Natal. :)

Boas festas

2 comentários:

João Luis disse...

Espero que com o início do Novo Ano, haja pelo menos mais JUÌZO na cabeça de alguns amigos do BTT, que não proponham voltas muito conflituosas com falta de consenso!!! Esta, sem dúvida nenhuma era uma dessas!! Cuidado!
Se ninguém partiu um osso foi pura sorte!!!A vossa Alma anda confusa, talvez um pouco nublada.

Tiaguss disse...

Não ganhes juízo, não!
Ta visto que a volta mais consensual era ficar no choco. :)
Borrego!

PS: Mas há quem tenha um sms a dizer "eu alinho" e estranho....vinha do teu telemóvel.

Caguinchas! :)