sábado, julho 17, 2010

Torre X 2

Era só mesmo para ir virar a torre e voltar à Covilhã, mas ....

Saí de casa para esse simples passeio, um pouco antes das 10:00. A ideia de ir à Torre era somente por precisar de estar perto da Covilhã e caso fosse necessário era só dar meia volta e rapidamente estava de nova cá em baixo.

Fiz a subida nas calmas e passava um pouco do meio dia quando dei a volta à rotunda.

Torre às 12:00

Entretanto já estava mais livre, pois só precisava de estar de novo na Covilhã ao fim da tarde. Liguei ao Mané que também andava de bicla com a minha irmã, estavam a fazer a volta Guarda-Mondeguinho-Guarda e estavam a chegar à Pousada de São Lourenço. Decidi ir ter com eles, desci ao Sabugueiro e no meio do Sabugueiro cortei na direcção das Penhas Douradas.

Lagoa Comprida

Na descida cruzei-me com um companheiro do pedal. Enquanto eu descia ele subia na direcção da Torre. Umas horas depois voltei a cruzar-me com ele, descia eu para Manteigas e ia ele a caminho das Penhas Douradas. Alias hoje encontrava-se muita gente na estrada a pedalar.

Lagoa do Covão do Curral

Sabugueiro

Sabugueiro

Assim que cheguei ao Mondeguinho já tinha rolado a primeira rodada de mistas e de Coca-Colas. Na segunda rodada já eu estava presente. Até a dona Judite do Mondeguinho, estranhou desta vez vir cada um por seu lado.

Mané e Catarina a meio da volta


A paragem foi de uma hora pois para variar estava-se ali bem. Lá seguimos cada um para sua volta, eles na direcção da Santinha e eu das Penhas Douradas.



Na descida para Manteigas, um casal de ciclistas levanta-me a mão. Parei, pois era nem mais nem menos que a Tina e o Manel. Vinham da Guarda e iam para o Vale do Rossim onde o clube ia organizar este fim de semana um encontro de Vela e Canoagem.



Um pouco mais abaixo cruzo-me com mais um carro conhecido. O Sérgio Pissarra, a Isabel e os sobrinhos iam a caminho do Covão da Ponte para lá passar o fim de semana. Não há duvida que o Clube de Montanhismo tem uma malta que não para. Há sempre alguém em actividade.


Desci a Manteigas e decidi rumar a Covilhã pelos Piornos. Fui pedalando devagarinho, nas calmas sem fazer barulho para não assustar nenhum dinossauro. É que as redes ainda não estão colocadas na totalidade e não queria que nenhum se soltasse aquando da minha passagem.

Na fonte da Jonja

Vale glaciar

Mas assim que cheguei aos Piornos pensei, "então mas a Torre esta aqui ao lado, não sou gajo para lá ir outra vez?" Decidi virar novamente para a Torre já com mais de 80 Kms nas pernas e mais de 3000 metros de desnível vencido.

Esta ultima subida custou um pouco mais que a da manhã, alem de estar mais cansado estava mais calor.

Assim que passei a curva do Cântaro Magro, ainda dei conta de dois criminosos "pendurados" na Luso-Galaica.

Cântaro Magro

E lá cheguei à Torre pela segunda vez do dia.


Torre às 16:30

A volta que era para ser pequena, acabou por render 110 Kms e mais de 3500 metros de desnível vencido. Resumindo: Covilhã, Penhas da Saúde, Piornos, Torre, Lagoa Comprida, Sabugeiro, Mondeguinho, Penhas Douradas, Manteigas, Piornos, Torre, Piornos, Covilhã.

Às 17:00 estava na Covilhã. A Catarina e o Mané acabaram a volta deles umas horas mais tarde. A Catarina está de parabéns por esse grande passeio de 100Kms bem puxadinhos.

9 comentários:

Abreu disse...

Dass... isso é que foi uma verdadeira etapa de montanha, Jersey Azul pro Tiago, Rei da Montanha. Abraço Companheiro. Abreu

Rui Sousa disse...

Epá, 2x à torre...

Estou a ver que temos de marcar aí um Estrelas na Estrela!

Eu não me importo de dar apoio de carro!


Rui Sousa

Tiaguss disse...

Ola Abreu
O entusiasmo vai crescendo e os Kms passando. :) Quando passei por vocês na descida já ia em piloto automático para casa e já não era preciso dar ao pedal.

Oh Rui, apoio de carro??? Só se for do atrelado que usas na bicla. ;)

Abraços

Paulo Coelho disse...

Sim senhor!!! Tás a gostar da bikla de estrada, e dás-lhe cada sovata? Este fds fui fazer a travessia de Guadarrama a norte de Madrid, e digo-te, foi durinha!!! 2800m de acumulado no sábado em 110Km que terminaram à meia-noite, e no domingo, mais 1700m em 80Km. Muito calor e paisagens fora de série, que de certeza que tu e o Mané gostavam de fazer. Parabéns Tiago, por essa aventura original e improvisada :)

Dragao Coelho disse...

á maluco!!muito fixe!!
Um abraço e até breve.

Anónimo disse...

È o que eu digo, a lolita já deve andar amuada. Foi um domingo de (des)encontros... Eu e o Zé domingo á tardinha fomos refazer a última volta de Maçaínhas, quando descemos em direcção ao Alto de Famalicão comentámos que só tinham passado duas biclas por ali e que iam a subir... Logo a seguir, já no vale, junto à passagem para a Corujeira reparamos que duas Biclas tinham passado o ribeiro há pouco tempo (os trilhos ainda estavam molhados) vindas da Corujeira, voltamos a comentar que para aqueles lados num domingo quente só podia ser pessoal do clube... Agora arriscava que foi o Mané e a tua mana... O mundo é mesmo pequeno... Abraço, Nelson

Tiaguss disse...

Oh #$%poias de mierdia, grande volta :)
E tu seu maçarico, já tens "maquina" nova ou é o tudo bluff??
Nelson, é bem capaz de terem sido os rodados deles que vocês viram. Grande volta essa da minha mana e do Mané.

Abraços a todos
Tiago Lages

RUI CRUZ - Arganil disse...

Amigo Tiago, grande coragem a tua para subir a Torre x2
Ontem mandei-te um sms pedindo-te o teu e-mail, qd puderes envia-me isso para trocar umas ideias contigo, principalmente a travessia Estrela-Açôr

Tiaguss disse...

Grande Rui, desculpa o atraso. Já enviei!
Abraço