domingo, junho 27, 2010

Um dia bem passado...

Domingo foi dia de convívio com a "primalhada" no Covão da Ponte. Um lugar muito agradável, muito tranquilo e muito sossegado no coração da Serra da Estrela, junto ao Rio Mondego, ali ainda muito bebé.

Há muito que a minha irmã andava com vontade de ir até lá de bicicleta e assim juntámos o útil ao agradável. Saímos da Guarda passava um pouco das nove da manhã e rumámos à serra de bicicleta.

De casa subimos à cidade e descemos ao Caldeirão por Vale de Estrela. Estava escrito que era na subida/descida do Caldeirão para Vale de Estrela que seria o sitio onde iria conhecer o António Santos. Um companheiro do pedal de Famalicão que mora em Lisboa e que com visita com frequência os passeios que fazemos por estes lados. António, para a próxima temos de pedalar no mesmo sentido :)

Assim que eu e a Catarina chegámos ao Caldeirão fizemos o caminho ao lado da ribeira até ao alto de Famalicão e até ao Fragusto fomos pelo caminho habitual do planalto.

Chegados ao Fragusto apanhámos uma boa surpresa. Além da mata do Fragusto grande parte do matagal em seu redor está a ser limpo. Para proteger as nossas florestas isto deveria ser feito em muitos mais sítios.

Do Fragusto avistava-se a Azinha. A Catarina nunca tinha passado daqui, mas hoje estava cheia de vontade e a verdade é que depois da volta de ontem hoje portou-se muito bem.

Na subida para Azinha, deu para reparar no trabalho que está a ser feito por estas bandas.

Não me lembro desta zona estar com este aspecto.

Fomos marcar presença à Azinha, hoje desprovida de parapentistas. Não era por menos com as nuvens que tão cedo se estavam a formar o dia prometia ser mais que violento.

Descemos para o cruzamento do Sameiro e subimos para a encosta Oeste do Corredor de Mouros.

Por esta altura ainda tudo se mantém bem verdinho e nos dá um conjunto de contrastes muito agradáveis de ver.

Já na zona do Mondego, as zonas cultivadas dão outro aspecto a estas encostas.

A próxima vez que aqui passar, seja em que sentido for vai ser para ir à Srª da Assedasse, pois já não passo lá há alguns anos. Como é uma zona muitissimo frequentada por rebanhos e não gosto de incomodar quem os guarda....

Com esta vista sobre o Rio Mondego ainda com poucos metros de vida, fomos até à Cruz das Jogadas onde podemos avistar outro rio ainda bebé, que nasce nestas encostas da Serra da Estrela, o Rio Zêzere.

O vale glaciar visto de um lado menos conhecido:

Restava-nos fazer um pouco de descida e rolar até ao Covão da Ponte.

Chegamos um pouco antes das 13:00 e num instante juntou-se toda a gente para o almoço. A trovoada passou a tarde a cantar e ainda nos enviou umas pingas enquanto estávamos à mesa, mas nada que nos tirasse uma tarde bem passada.

O Kiko e a Julia andaram sempre de volta da "cabana" do Tio Mané.

Jogou-se à bola, mas o menino Kiko é um batoteiro de primeira categoria.

Dá para perceber pela fotografia que ali se passou uma tarde 5 estrelas. E a juntar a uma voltinha de 40 Kms bem puxadinhos melhor ainda. Venham mais destas e como disse.....com mais gente...