domingo, abril 11, 2010

Geo-Raid Series 2010 - São Pedro do Sul




No 10 e 11 de Abril passados, respondendo ao desafio do Rui Sousa, juntei-me ao Staff Geo-Raid Series 2010 para "vassourar" juntamente com outro BTTista, o Pedro Cardoso, os percursos de ambos os dias.

Sábado o percurso apresentado tinha 111 Kms e 3900 metros de desnível acumulado. Já a etapa de domingo era mais simples mas não deixava de ter 2100 metros de acumulado em 70 Kms.

O centro do evento foi o Hotel Monte Rio nas Termas de São Pedro do Sul.

Sexta-feira depois do trabalho fui (quase) directo para as Termas de São Pedro do Sul. Somente uma paragem para comprar protector solar pois o fim de semana ia prometer. Assim que cheguei fui jantar e logo conheci parte do staff, alguns que apesar de não conhecer pessoalmente já éramos "conhecidos" de outras andanças. Aliás caras conhecidas encontrei de ambos os lados da prova (staff e atletas), malta da Guarda, do Ori-BTT, etc...

Depois da reunião para discutir a logística do fim de semana, instalei-me no quarto com vista para a zona da meta, e deixei tudo preparado para o dia seguinte, sapatos, capacete, cachecol, jersey, luvas etc ....

Sábado depois da partida dada a todas as equipas, parti eu mas ainda antes de São Pedro do Sul já estava a parar junto de duas equipas com problemas técnicos. Mas eram de bom andamento, pois assim que resolveram o problema, desapareceram logo nos Kms seguintes.


Existem aqui duas sensações curiosas que destaco neste papel. Se por um lado assim que arranjava companhia para pedalar ouviam-se os comentários, "txiiii já somos os últimos", "já aí vem o vassoura", por outro lado assim que passava em locais com GNR, ou bombeiros, ou outro staff a reacção era boa pois já podiam ir embora.

De São Pedro do Sul até ao primeiro controlo pedalei com uma equipa que obrigatoriamente ficou por ali por uma das bicicletas ter partido o dropout. A subida à Serra de São Macário foi feita com um participante de peso, não só o peso do corpo, mas também o peso da idade e sem duvida o peso de uma grande força de vontade para ali ir sozinho, pois o colega de equipa já tinha desistido e rumado ao hotel.

A subida foi morosa e quem devia estar a apanhar uma valente seca era o Pedro Cardoso à espera que passasse por ele já do outro lado da Serra de São Macário. Como estava muito atrasado avancei na direcção do Pedro. Subi, desci, fui ao encontro dele para lhe passar o testemunho e voltei atrás a ter com o ultimo participante. Fiz novamente o resto da subida e foi então que decidiu ir directo para São Pedro do Sul, pois já sentia o dia feito.



Continuei, passei por cima da conhecida Aldeia da Pena. Mas quem teve pena fui eu por não ter tido a possibilidade de fazer a parte de Drave, uma aldeia abandonada na Serra da Arada.


Desviei-me do track e fui directo ao 2º ponto de controle. Assim que apanhei de novo o track parecia que estava na Guarda, pois num ponto de agua encontrei 2 das 3 equipas que estavam a representar a cidade mais alta com as cores do Guarda Unida.
Assim que cheguei ao controle só continuaria a pedalar assim que este encerrasse ou assim que o Pedro aparecesse. E como não apareceu voltei a pedalar depois de 1:30, isto é, às 15:30 logo que fechou o controlo de passagem ao pé da aldeia de Coelheira.



Alguns Kms depois começo a entrar numa zona que já conhecia daqui. Passei novamente em Cabreiros (onde apanhei uma equipa e voltei a ter companhia) e por cima de Tebilhão. O percurso não passou, mas esteve perto da Frecha da Mizarela. Visitei novamente Gestoso e Gestosinho. Nesta zona recordei-me as palavras que escrevi noutra altura, esta serra é bonita, mas o piso é tão pedregoso que é melhor para andar a pé do que de bicicleta. Mas parece que desta vez não foi tão massacrante e as zonas de pedras deram bastante gozo.




Depois de mais uma série de zonas técnicas, cheguei a Manhouce onde já tinha o Pedro pronto para a ultima parte e eu rumei a São Pedro do Sul.

Durante o dia estive quase sempre contactável e sempre "monitorizado" por um sistema de localização que mostrava em tempo real no site da prova a localização de algumas equipas, incluindo a equipa dos vassouras.

Durante todo o dia o pensamento não saia do mesmo: pode um fim de semana mudar o rumo de uma vida? Claro que pode e mais do que de uma... Num evento destes ou mesmo num simples passeio de domingo há sempre acontecimentos à nossa volta que nos tocam directamente.

O meu empeno não foi do tamanho do dos participantes, mas também não foi meigo pois ainda rendeu 2500 metros de desnivel vencido.

Depois de uma noite bem dormida, domingo era o 2º dia do evento. O Pedro arrancou com o ultimo grupo e eu parti "fora de serviço" em direcção ao primeiro ponto de controlo no meio do pelotão onde também rolava a equipa vencedora deste Geo-Raid, o Vitor Gamito e José Silva. Sensação engraçada, mas rolava-se a uma média alta para as minhas pernas. Assim que chegou o momento da separação desviei-me e com este atalho cheguei ao ponto de controle sem que tivesse passado nenhuma equipa.

Entro no single track deste dia com 2 ou 3 Kms e já havia gente espalhada, por lá. Um deles o Agnelo Quelhas, fotografo oficial do Geo-Raid e malta da zona, do Vasconha BTT.




Aqui esperei que passassem a maioria das equipas para garantir que não havia nenhum percalço nesta zona menos acessivel a veiculos. Quando o movimento acalmou continuei "out of service" a fazer o percurso.


Fui pedalando devagar, pois o Pedro e os últimos poderiam estar atrasados e só parei quando encontrei uma boa sombra. Entretanto o Rui que conhecia em tempo real as nossas localizações, avisou-me quando o Pedro estava na zona.

Assim que nos encontrámos, já trazia há algum tempo com ele os meus companheiros do dia anterior quando pedalamos na zona da Freita, mas já iam decididos em fazer directo para São Pedro do Sul.



Este dia em termos de pedal, foi muito fixe, pois sentia-me bem e deu para pedalar bem. A equipa que ia em ultimo foram variando pelos vários motivos, ou porque desistiam, ou porque não passavam a tempo nos controles por vezes ficava sem companhia e tinha de acelarar até apanhar uma proxima.


Uma zona lindíssima foi este bosque que faço questão de visitar muito em breve.


A chegada à meta foi com dois BTTistas penso que da Bike Magazine, que por duas ocasiões iamos com o mesmo andamento.

E assim terminou este primeiro Geo-Raid de 2010.


Foi um excelente fim de semana.
Todas as fotografias do Agnelo, aqui.

7 comentários:

Rui Sousa disse...

Olá.

Ainda bem que gostaste da tua função de varredor!

Espero que te tenhas integrado bem na "familia" do Geo-Raid, contamos contigo para as próximas provas!


Rui Sousa

Tiaguss disse...

Muito bem integrado. :)
Venha a Serra da Estrela.

Pedro Ferrão Patrício disse...

Man, temos que ir fazer umas fotos naquele bosque!

Agnelo disse...

Boas Tiago, acho que o papel dos "varredores" não é nada fácil e tu desempenhaste-o com profissionalismo e gosto. Parabéns e venha o próximo na Estrela.

PS: Podias ter dito que te mandava fotos sem a marca de água.

Abraço

AQ

Tiaguss disse...

Mesmo a calhar, dois homens da fotografia com os trabalhos que mais tenho apreciado.

Ferrão, posso dizer onde é aquele bosque, mas só lá sei ir de bicicleta, não sei se estas a perceber :)

Obrigado Agnelo. Venha o Geo-Raid aqui destes lados, o da Serra da Estrela. Depois nesse próximo relato já te peço algumas fotos sem marca.

Abraços

Anónimo disse...

Boas Tiago,

Realmente foi muito bom enquanto durou... eu fui um dos menmbros da equipa com quem subiu o S. Macário, parte da subida com o drop out partido... por azar dos azares (ou não) fizemos também parte do 2º dia desta vez foi a minha bike que quebrou o drop out... nunca me tinha acontecido em algumas provas de equipa que já fiz a mesma equipa partir o drop out 2 vezes...
Abraço

Tiaguss disse...

Boas
Realmente este fim de semana os dropouts deram-vos que fazer. :)
Abraço e até a proxima