domingo, novembro 01, 2009

De volta à tranquilidade de Loriga...

Neste fim de semana, o BTT matinal de domingo foi em Loriga. Decidi ir para Loriga no sábado, depois da grande almoçarada em casa da Elisabete e do Fransisco na Erada.

Domingo levantei-me cedo, tomei o pequeno almoço na carreira e fiz-me ao pedal. Foi uma voltinha pequena, tranquila, sem caminho definido, somente a ideia de passar pelo miradouro de Loriga e fazer mais uns Kms.

Por alcatrão segui até à praia fluvial de Loriga. O dia estava bom para pedalar, estava uma temperatura agradável e a neblina matinal dava um toque diferente à paisagem.



Da praia fluvial, segui até ao "mirante", onde parei um bom bocado.







Depois de aproveitar o momento e de fotografar alguns sítios onde decidi passar no regresso, escolhi um dos caminhos que subia a encosta, já do lado do vale de de Alvoco da Serra.


O nevoeiro tanto aparecia como desaparecia, mas dava para ter uma ideia de onde me estava a meter, só não dava para perceber era se eram boas opções, ou não.


Fui subindo por um caminho bom por cima do Cabrum que aos poucos se foi estragando mas sempre a pedalar me levou a uma ruína bem conhecida dos loriguenses, a casa dos ingleses.


A ultima vez que por aqui passei foi a pé, a caminho da torre e já foi há uns bons anos. Tentei descer por outro caminho, mas quando dei conta nem sabia se estava num caminho ou numa linha de água a ter de saltar de barroco em barroco. Voltei atrás .... não estava fácil.


Desci de novo à estrada e voltei ao miradouro. Esta segunda paragem soube-me bem melhor .....
Loriga tanto aparecia como desaparecia por detrás das nuvens. Tomei a direcção do Fontão e saí da estrada para descer até à ribeira.


Cheguei à ribeira. Este local conheço-o desde miúdo, é paisagem que sempre vi de Loriga, mas nunca ali tinha estado. Sempre observei esse local a partir do quintal dos meus avós.


No vale os poucos caminhos que existem, são estreitos e alguns acompanham as levadas de água.




Atravessei a ribeira e subi de novo para Loriga. Atravessar este vale por aqui é preferível no sentido contrário. Ainda bem que quando fizemos aquela volta do Colcurinho não viemos para aqui no fim da volta (como era para ter sido) e ficamos na praia fluvial.


Cheguei ao largo da igreja e fui para casa. Foi a volta de domingo que mais me apetecia fazer. Entretanto chegaram os meus pais e fomos almoçar. A volta durou quase a manhã toda, foi uma volta tranquila, com bonitas paisagens e ... em Loriga. Acabei no quintal dos meus avós ....


... e vou voltar ...

2 comentários:

Ricardo Marques disse...

Não é justo...
Precisamente na altura em que nem pensar em domingueiras, mostras aqui uma voltinha destas!

Estou a brincar. Gostei do relato, e gosto muito da zona, como sabes.

Numa próxima oportunidade, em tempos de agenda menos preenchida, terei todo o gosto em explorar esses lados contigo.

Um abraço

Tiaguss disse...

Grande Ricardo, ta quase ... :)
Logo pedalamos mais uns Kms para estes lados.

Abraço