sexta-feira, agosto 14, 2009

Guarda-Sortelha-Guarda

A volta deste fim de semana começou com um propósito, o Ricardo tinha encontrado um caminho de terra da Benespera para os lados da Bendada e decidimos ir até lá. Para a volta não ficar curta, foi alargada até Sortelha e para acrescentar mais uns Kms alargámos mais um pouco e regressámos à Guarda pelo Sabugal.

Arrancámos da Guarda às 8:00. O grupo era constituído por mim, Mané, Ricardo, Juan Luís, Vicente e os brothers Coelho.

Seguramente já há uns 10 anos que não pedalava com o maçarico Miguel Coelho Pinto da Costa. A ultima vez talvez tenha sido quando o Ruano o atirou para a valeta na estrada de Manteigas. Obrigado Ruano, senão era eu que levava com um ligeiro pela frente :) A verdade é que o gajo está de volta e vem rijo.

O homem do apito azul

Da Guarda fomos até apo Barracão ter com mais um companheiro do pedal (o João) que vinha de Santana da Azinha e se juntava ali a nós.

Surpresa das surpresas foi encontrar de manhã cedo a Elisabete, mais conhecida por Betinha do bloco, que já andava a tratar do carro para novamente ir de férias.

Descemos à Benespera e iniciámos a subida pelo caminho que queriamos conhecer. As vistas eram fantasticas, Serra da Estrela mesmo à frente, a Gaardunha ao lado, via-se Belmonte, Covilhã, etc e não estávamos propriamente alto, estavamos sim bem situados.

O caminho em si era interessante e com estas vista mais ajudava.

Nesta subida já o grupo contava com menos dois elementos. Os Coelhos que tinham horários diferentes dos nossos regressaram a Guarda e nós que tínhamos o dia todo por nossa conta lá continuámos.

Assim que chegávamos mais acima ouvia-se musica de bailarico. Iniciámos a descida para a Quinta do Monteiro e abastecemos junto à capela onde havia a festa.

Depois da coca-cola (sim, coca-cola) e da sandocha que trazíamos, rumámos à Bendada.

O João que se tinha juntado connosco no Barracão regressou a casa pois não se podia alongar para a tarde e nós seguimos até Sortelha. Em Sortelha o João Luís levou-nos a conhecer um sitio para comer uma boa sandes e à sombrinha na esplanada fizemos o segundo abastecimento.

Abastecimento feito e fomos até ao Sabugal pelo percurso da GR22.

Eu, Mané, Vicente, Ricardo, João Luís.

Ainda se pode fazer este troço seguindo as marcas, mas é preciso ir muito atento pois algumas já estão bem apagadas.

Saída de Sortelha

No cruzamento da GR22 para Monsanto, Sortelha e Castelo Mendo

Assim que chegámos ao Sabugal já íamos de novo cheios de sede. O Sol apertava e aquela hora não era propriamente a mais fresca. Depois de andar a vaguear pelo Sabugal, ficamos pela praia fluvial, que já teve melhores dias, isto é, já foi mais frequentada.

Estivemos por ali parados quase uma hora e o destino seguinte foi Vila do Touro.

Esta zona já era mais rolante, mas aos poucos íamos subindo para a zona da Guarda. Antes de chegar a Vila Mendo o João Luís trazia tanta fome que em vez de abrandar ligou o turbo e passou o cruzamento para Vila Mendo. Eu e o Vicente lá fomos andando atrás dele e lá o trouxemos por uma orelha quase 2 Kms à frente.

Em Vila Mendo, o Vicente é mais conhecido que o Eng. Sócrates, eu até diria que é mais conhecido que a Sé da Guarda e por isso parámos também para que o faminto João Luís pudesse comer uns amendoins. Esta paragem foi terrível para mim. O sumo deu-me a volta ao estômago e de Vila Mendo à Guarda foi uma luta que punha em causa a cereja em cima do bolo.

A solução encontrada foi mesmo ao chegar à cidade mais alta, ir a casa enviar um fax para o nosso primeiro e só depois subir aos 1056 metros da torre de menagem. E assim foi, eles alargaram a volta na subida e eu assim que me despachei fui ter com eles para a fotografia da praxe.

Mais um dia de BTT espectacular e mais 105 Kms nas pernas.

Fotos tiradas por mim e pelo Ricardo.