domingo, fevereiro 15, 2009

Unhais da Serra - Cabeço do Pião - Unhais da Serra

Foi uma volta simples em jeito de reconhecimento.
Para uma volta que tenho na cabeça faltava "unir" alguns troços de caminhos conhecidos por estas bandas.

Deixei o carro em Unhais da Serra e comecei a pedalar rumo ao Cabeço do Pião que para os lados das Minas da Panasqueira. Foi uma volta rápida e como tal não houve muito tempo para fotografias, pois comecei tarde não queria chegar de noite.

De Unhais da Serra fui na direcção da Erada pelos caminhos habituais das nocturnas com João Pedro e com o Joca. Da Erada continuei a descer até chegar ao Paul.

Unhais da Serra e a Serra da Estrela

Chegada ao Paul

Atravessei o Paul pelo centro e tomei a direcção do Ourondo, mas logo a seguir à placa do Paul, subi à esquerda a fim de sair do alcatrão e apanhar a crista que separa aquele vale do vale do Zêzere.

Nesta curta subida sobe-se logo tudo o que há para subir. Mais tarde descobri que poderia ter feito uma subida mais suave, mas esta também deu para "gozar" mais descida. Ao chegar ao marco geodésico uma vista interessante à minha volta. Além de se ver bem a o ponto mais alto da Serra da Estrela, visitado várias vezes de bicla (por exmplo nesta volta Guarda - Estrela - Guarda, nesta Da Covilhã à Gardunha e à Estrela, e nesta pela noite Dito e feito) dava para ver a dura Serra da Cebola visitada nesta volta Depois do Açor, conseguia ver a Serra do Açor visitada nesta Travessia Estrela - Açor, a serra da Maunça visitada na etapa Piodão - Castelo novo da GR22 e a Serra da Gardunha visitada nesta mesma volta da Estrela.

Serra do Açor

Serra da Cebola

Serra da Gardunha

Dá um gozo incrivel olhar a volta e ter a sensação de que conhecemos estas paisagens associadas a um gozo incrivel na companhia de amigos.

Depois deste instante a olhar à volta comecei a descer para o Ourondo. Atravessei o Rio Zêzere e entrei em Silvares. Daqui comecei a subir em alcatrão pois não tinha alternativa em terra para chegar ao Cabeço do Pião.

Ao fundo o Cabeço do Pião

Fiz uma breve visitei nesta aldeia de mineiros e para não perder mais tempo fiz o regresso até ao Paul em alcatrão.

Santuário da Nossa Senhora do Carmo (Ourondo)

A Serra da Estrela sempre presente.

Do Paul a Unhais apanhei o mesmo caminho de terra e antes das 18:00 já estava a meter a bicla em cima do carro. Foi uma volta simples que rendeu 50 Kms.

O reconhecimento está feito. Logo desafio a malta para um fim de semana por estes lados. :)

2 comentários:

Fábio Dias disse...

Olá Tiago..

Volta bastante interessante, parabéns!

Na próxima semana vou para Unhais da Serra, será que me podias disponibilizar o track da volta?

Um abraço,

Fábio Dias

Tiaguss disse...

Ola Fábio

Desculpa só responder agora, mas estive de ferias e longe dos computadores.
Acabei de publicar esse track.

Abraço
Tiago Lages