sexta-feira, agosto 01, 2008

Covilhã - Estrela - Covilhã (by night)

O fim de tarde BTTistico começou com uma voltinha pequena com a Catarina que acabou as 20:00. Mas o objectivo principal do dia era nada mais nada menos que os 1993 metros.


Já tinha combinado com o João Pedro que esta quinta-feira seria para ir virar lá acima. Entretanto piquei o Koelhone que aceitou de imediato o desafio.

O combinado era arrancar às 20:30 do Tortosendo, mas como todos nos atrasamos um pouco só as 21:00 é que arrancamos. A noite não estava propriamente uma boa noite de Verão, pois estava bastante vento e como estávamos a ver a serra tapada com nuvens não nos iríamos safar do nevoeiro. O mais provável seria "penar" um pouco na ultima parte da subida e na descida também.

A verdade é que tivemos muita sorte com o tempo. Como não estava quente (mas também não estava desagradável), fizemos só duas paragens curtas para não arrefecer. A parte com vento mais forte só apareceu um pouco depois do túnel. O nevoeiro foi subindo e nem sequer chegamos a apanha-lo. A descida fez-se sem qualquer problema de frio.

O percurso foi Tortosendo, Ourondinho (pela encosta dos Penesinhos), subimos pelas Cortes em direcção à casa do Padre Alfredo, sempre por terra batida. A partir dali foi o caminho normal até à Nave de Santo António e depois a estrada nacional. A descida foi feita sempre em alcatrão até à Covilhã pelas Penhas da Saúde. Resumindo 55 Kms percorridos entre Tortosendo-Estrela-Tortosendo e 1700 metros de desnível vencidos.

Bem ... fotografias é que não há pois as pilhas estavam na reserva.


Sem comentários: