segunda-feira, abril 30, 2007

Maratona Ribeiras da Estrela - Paul



Esta foi das boas ....
O percurso foi de certa forma exigente, a julgar pelo desnível vencido, pelo terreno e também pelo calor que se fez sentir em certas alturas.

Daqui da malta da Guarda city, só fui eu e o Mané. Mas, já no Paul, encontrámos muito pessoal conhecido.

Às 9:30 foi dada a partida no centro da vila do Paul. Demos a voltinha à vila e seguimos viagem. Apanhámos o caminho que acompanha a ribeira do Paul na margem Oeste e posteriormente a ribeira das Cortes. Quando para ir para o Tortosendo seria só descer, atravessámos a estrada nacional que vai para Unhais da Serra apanhamos o estradão que vai para o alto dos livros, mas nós iríamos apanhar mais uns caminhos que iriam percorrer aquela "concha" por cima das Cortes do Meio.


Por cima da Ribeira das Cortes.


Espectacular vista da Serra da Estrela.


Mais Serra da Estrela.


Mané.

O primeiro abastecimento foi na Bouça, estavam feitos perto de 20 Kms e seguiu-se a descida para as Taliscas pelas Cortes de Baixo. Até aqui vim praticamente sempre com o Mané e com o Luís do Tramagal (um companheiro dos tempos da UBI que vim aqui encontrar hoje) e um amigo dele.


Na subida para Bouça.


As vistas ...


O Luís do Tramagal.


Eu.


A caminho de Bouça, mais um companheiro da Covilhã, o Joca.


Ainda a caminho de Bouça.


Lindo ...

Mané e eu no primeiro abastecimento na Bouça.

Já nas Taliscas, inevitavelmente e como prometido, lá fiz um desvio para ir tocar o sino antes de voltar a atravessar a ribeira. O menino Becas e o pai, não estavam em casa, mas estava a menina Diana com o menino Martim. Visita feita e lá voltei ao caminho em direcção ao Paul onde faria o segundo abastecimento (este já mais bem recheado).

Aqui dei conta de mais um ubiano (do meu curso) que tinha vindo com o Rui Paulo, o Henrique. O Mané tardava em aparecer, seguimos viagem para a segunda parte do percurso. Afinal o Mané teve problemas de sobra com o pneu e as câmaras de ar que acabou por não fazer a totalidade do percurso. Eu, o Henrique, o Luís e o amigo do Luís (que ainda não sei o nome) fizemos o resto praticamente juntos.


Ao fundo as Taliscas.


Marcações.


A caminho de Casegas.


Ao longe a Erada e ainda se vê um um bocadinho de Unhais da Serra.


Mais uma paragem intermédia.

Desta segunda parte, começou-se a subir (e bem) para sair do Paul em direcção a Casegas. Bonitas paisagens que vimos por aqui. Se na primeira parte andamos sempre nas barbas da Serra da Estrela, nesta segunda parte tivemos o privilegio de passar em locais lindíssimos na zona de Casegas, Ourondo e Barco.


Durante a paragem.


Henrique e à frente de minha roda mais um bttista.


Chegada a Casegas.


Luis e Henrique.
Assim que cheguei ao Paul ..... mais um ubiano, o David Gouveia que nem sabia que era dali do Paul e que também estava ali a dar uma mãozinha na organização. Isto de ubianos estava bem recheado. É malta rija :)

A organização está de parabéns. Foi uma maratona excelente, com bons trilhos muito bem marcados, bonitas paisagens, participantes .... foi o numero certo, pois assim não houve confusões com banhos, filas no secretariado, filas para almoçar, etc, etc .....

Não há fotos a partir do Ourondo, pois fiquei sem pilhas! Se entretanto arranjar alguma, venho cá deixa-la.

Para o ano .... lá estaremos!

...

Depois de uma troca de mails com o Luís do Tramagal, ele deu-me o contacto do Jorge (o companheiro do pedal que tinha vindo com ele) que acabou por me enviar a fotografia que tiramos na praia fluvial do Ourondo. Aqui fica ela:

Luis, eu, Henrique e Jorge na praia fluvial do Ourondo.

Sem comentários: