segunda-feira, abril 02, 2007

II Maratona de Castelo Branco


Começa a ser rotina, levantar-me mais cedo ao fim de semana do que durante a semana. Às sete da manhã apanhei o Mané para rumar-mos a Castelo Branco. Pelo caminho, entrámos na área de serviço do Fundão para "apanhar" o Sousa e só voltámos a parar no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco.

Entretanto chegou o resto da malta, preparámo-nos, tirámos a foto de grupo (com o Rui Paulo e o Richard, a serem apanhados pela objectiva, já estou descansado) e juntámo-nos aos 300 BTTistas.

Da esquerda para a direita: Mané, Richard, Rui Paulo, Tiago, Sousa, Luís e David.

Tive pena não tirar muitas fotos, mas no fim de semana passado na Rota do Contrabando acabaram-se as pilhas na máquina e para esta maratona, trouxe as mesmas.


David e Sousa, antes do inicio.


Eu.

É dada a partida simulada e fizemos 9 Kms em alcatrão que nos levaram a passar mesmo no centro de Castelo Branco até ser dada a partida real. Ao passar à porta do meu amigo Rui (mais conhecido como Venezuela) olhei para o 7º andar e por acaso lá estava ele com a Paula e o pequeno Francisco a ver a "caravana" passar.

Como já estava a contar com alguma chuva durante a manhã, vesti logo o impermeável na partida oficial e logo entrámos em terra. Com a confusão do arranque o grupo desmembrou-se e acabei por ir sozinho durante um par de Kms.

O percurso até começarmos a descer para o vale do Tejo foi praticamente com pequenos sobes e desces. Ainda dei conta do resto da malta, David que também ia sozinho e o Luís que ia com o Mané. Apesar de algumas pingas já dava para apreciar a paisagem sobre a zona do Parque Natural do Tejo Internacional. Muito bonito!


Barrita, antes de descer ao Ponsul a primeira vez.

Antes de chegar ao alcatrão que nos levava à ponte que nos levava à outra margem do Rio Ponsul (que na altura julguei que era o Tejo), reagrupei com o Sousa. Depois de passarmos sobre o Rio Ponsul começámos a subir para Lentiscais onde foi o primeiro abastecimento. Aqui encontrou-se a malta toda. O Richard e o Rui Paulo que estavam com mais malta da Covilhã, o Luís e o David e mais tarde quando já estava para arrancar com o Sousa, apareceu o Mané que já contava com um furo. Daqui para a frente fui sempre com o Sousa até ao final.










Quatro fotos, tiradas algures ...

Continua o passeio e a seguir ao Kms 30 uma zona menos bem marcada, com uma descida assustadoramente espectacular não demos conta do cruzamento à esquerda e seguimos em frente eu, o Sousa e outro companheiro do pedal. A vontade era tanta de descer aquilo tudo até ao fim que nem demos conta de uma simples fita na cortada à esquerda. Quando demos conta que já não havia fitas, voltámos atrás e ...... lá estava o cruzamento (escondido, eh eh).

Direcção a Malpica do Tejo onde abastecemos pela segunda vez. Os abastecimentos estavam 5 estrelas, com bolos e bolinhos e a verdadeira sandocha.



Luis e Mané no abastecimento em Malpica do Tejo.

Entre Malpica do Tejo e Monforte de Beira (terceiro abastecimento), foi o maior troço sem abastecimento oficial, mas eu e o Sousa parámos nos locais estratégicos (boas paisagens) para comer a barrita e tirar uma ou duas fotos.

A burra do Pedro e a minha Lolita com Idanha-a-Nova e Monsanto como pano de fundo.





Registo de algumas das pausas.

Em Monforte da Beira, mais um excelente abastecimento. Depois de repostas as energias arrancámos num grupo de 6 ou 7 BTTistas. Passados uns Kms e o grupo ficou reduzido a 4. Além de mim e do Sousa, estava o companheiro Carlos Magro (penatabua) que só conhecia através do forumbtt.net que ia a pedalar com outro companheiro que não cheguei a saber o nome. Até à meta fomos num ritmo adequado aos quatro. Na subida final para o planalto de Castelo Branco, depois de atravessarmos o Rio Ponsul pela segunda vez, começou a chover. Como "estava escrito" que ia chover, não fomos apanhados desprevenidos pois vestimos de novo os impermeáveis.
Estes últimos Kms reflectem aquilo que eu gosto no BTT, que já vem do hábito da montanha, que é o companheirismo e o desfrutar das paisagens, da natureza na companhia de quem vê a modalidade da mesma forma.
Ainda tive sorte, pois o penatabua ainda tinha DVD's da Maratona Internacional de Idanha-a-Nova do ano passado. Um DVD 5 estrelas com mais de meia hora dos bons momentos acima dos 40ºC, vividos na raia no dia 1 de Julho do ano passado.

O rescaldo desta maratona foi muito bom. Além dos bons trilhos e das paisagens percorridas, a chuva não estragou em nada este dia, muito pelo contrário, até lhe deu algum tempero extra. Fiquei muito contente com o meu primo Mané e com o Luís Afonso que finalizaram com sucesso esta maratona. Desta vez não tive a companhia do meu amigo &$%&poias de mierdia durante os 100 Kms, mas tive a companhia de outro amigo, o Pedro de Sousa.
O Richard e o Rui Paulo optaram pelos 50 Kms, daí não os voltarmos a ver esse dia, pois quando acabamos já eles se tinham ido embora. A ver se marcamos outra um dia destes ....

O menino David.

O aspecto menos bom foi-nos proporcionado pelo senhor menino David, que para se esquivar aos 100 Kms, provou o chão uns metros a seguir à bifurcação dos dois percursos. Na altura pedalava com a companhia do Luís e do Mané, mas depois do tralho ..... acabou a volta. Felizmente que só ficou dorido e não partiu nenhuma "peça". Valeu pelos vistos o uso de capacete que por vezes é ignorado. Já de banho tomado e enquanto acabava o almoço, sentei-me num sitio onde pudesse estar de olho na meta. E de repente aí vinham eles ....

Mané e Luís na chegada à meta.

Algumas fotos tiradas pelo Nuno Maia (varadero). Mais uma vez obrigado.


Por acaso tinha comentado com o Sousa, e se parasse-mos para uma foto? Mas não foi preciso ... :)




Chegada a Malpica do Tejo.


Chegada a Monforte da Beira.


Os dois companheiros dos últimos 20 Kms.

Fotografias tiradas pelo BTTista João Santos:


Abastecimento em Lentiscais.


Por acaso, sou eu e o Sousa.


Rui Ponsul, à entrada do parque natural do Tejo Internacional


Mais sobre esta maratona em:
Fotos do Nuno Maia (varadero)
Fotos do PJFA
ForumBTT.net


PS: Um abraço para o Cerezo que estava inscrito nesta maratona, mas que devido à queda em Vila Velha de Rodão nos Trilhos da Açafa, não pode pedalar com o pessoal.

PS: Outro abraço para o David em forma de cartoon. E que recupere rápido das mazelas do fim de semana. :)






6 comentários:

Luis Afonso disse...

Bem, volta espectáculo. Até a chuva soube bem durante a grande pedalada que foi neste sábado. Nunca tinha feito 100km em terra e o objectivo de acabar meu e do Mané foi cumprido :)
Vamos ver se na próxima o David se junta a nós até ao fim e não arranja mais desculpas pa não acabar :D
Gostei muito e é para repetir! Venham mais!

Abraço e boas pedaladas!

Rui Paulo disse...

A ver se marcamos outra um dia destes ....
Tá marcado para "As Ribeiras da Estrela"
Foi espectacular, paisagens o 1º abastecimento (porque o 2º era muito perto do 1º), mas a última subida... eu sei que fiz só os 50km, mas não se esqueçam que tenho que transportar a minha barriguinha..
Eu sei que este é um assunto muito polémico mas ..., para meu gosto o percurso em algumas vezes estava bem marcado demais, tipo fitas e placas, assim para a minha classe a coisa perde o interesse pois o pessoal nunca se perde.

Boas

Varadero disse...

Bonita reportagem, no dia 19 de Maio vai ser a minha vez de tentar os 100km pela primeira vez!!! Na Maratona de Idanha!

Vemo-nos por lá pessoal!

Cumprimentos!

Nuno

Tiaguss disse...

Já arranjas-te um substituto à altura para foto-registar, as belas paisagens por onde vamos passar? :)

Encontramo-nos por lá.

Um abraço
Tiago Lages

penatabua disse...

Ola Tiago,

Só agora tive oportunidade de ler a tua crónica, bela Maratona e obrigado pela vossa companhia nos últimos Kms, o outro companheiro chama-se Ricardo, natural de Segura, "HERDEIRO" do 33 de Segura(lolololol), foi fixe conhecer-vos logo num momento daqueles, chuva intensa e Trovoada que assustou quante baste (o meu quadro em carbono é um "TERROR").

Gostava de vos acompanhar com mais assiduidade, mas como vivo perto de LISBOA, isso não é possivel.

Espero que tenhas gostado da 2ª maratona Internacional de Idanha-a-Nova.

Abraço de penatabua

Tiaguss disse...

Olá Penatabua,

É verdade, bela maratona!
Também foi um prazer conhecer-te pessoalmente.
Apesar de ter gostado da 2ªMaratona Internacional de Idanha-a-Nova, ficou -me atravessada porque desta vez passei mal e fiquei na Zebreira. Diga-mos que morri na praia ... :)

Um abraço e continuação de boas pedaladas
Tiago Lages