domingo, março 11, 2007

Trilhos da Açafa II


Sábado, no regresso de Penela o Coelho deixou-me na saída da A23 para Vila Velha de Rodão onde já o David estava à minha espara. Fomos até ao Vale do Cobrão (terra da mãe do David), onde dormimos a noite de sábado para domingo. À noite ainda fomos até Vila Velha de Ródão e quando passávamos pela estalagem no largo da feira onde no dia a seguir era a concentração encontrámos uma malta de bicicleta. Era nem mais nem menos que a malta de Aveiro os Cagaréus liderados pelo Hernâni com quem já tinha trocado umas mensagens no forumbtt. Aproveitamos a "boleia" e jantámos com eles na estalagem e depois fomos até aos bombeiros levantar os dorsais.

Eu, o David e os cagaréus que estiveram em Ródão.

Domingo às 9:00 da manhã aí estávamos nós para nos juntarmos aos cerca de 200 BTTistas: eu, David, Mané, Sérgio, Luís, André, Cerezo, Simão e Adriano.

A malta toda, com as Portas de Ródão como pano de fundo.

A partida foi dada no local da concentração, o largo onde se realiza a feira. Daí fomos em "marcha lenta" atrás do jipe dos bombeiros até ao quartel e a partir daí foi só seguir as fitas.


Partida no recinto da feira.

Eu e o Adriano e de raspão o David e o Luís, numa foto tirada por um Cagaréu.


Nas ruas de Vila Velha de Rodão.

Os primeiros quilómetros andamos uma boa parte do grupo a pedalar junto. Foi o normal, até como em Ponte de Sôr, perdemos o menino David de vista e só o encontramos no fim. Onde ele andou??? Ninguém sabe ao certo ....


Primeiros Kms em terra.


Primeiros Kms em terra.


No nosso reagrupamento, o André e eu.


No nosso reagrupamento, o Adriano e o Luís.


No nosso reagrupamento, o Mané e o Sérgio

O grupo partiu-se na primeira subida (mais ou menos no Km 18), mas quase se reagrupou no primeiro abastecimento em Sarnadas de Rodão, era uns a chegar e outros a acabar de sair.


No primeiro abastecimento eu e o Adriano.


Museu do Azeite em Sarnadas de Ródão.


Atestando o cantil.


Luís e André algures entre o primeiro e o segundo abastecimento.

Os Kms seguintes foram bastante suaves até ao segundo abastecimento em Alvaiade.


Estradão da eólica do Vale do Cobrão.


Paragem para fotografar a paisagem.







A partir de Alvaiade foi a parte mais complicada de todo o percurso, feita na hora de maior calor (deu para queimar, pois estava um dia de Verão). Subida à estrada do Vale do Cobrão, continuação da subida para a eólica e depois mais uma fantástica descida com vista para o Rio Ocreza. Acabando a descida e aí está a última súbida digna de referência que nos levou a passar quase no Penedo Gordo (monte ao lado de Vila Velha de Ródão). Depois da subida já se podia avistar a magnifica paisagem sobre as Portas de Ródão e o Castelo do Rei Wamba. Lindo .....
Para acabar em beleza mais uma fantástica descida até à porta dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão.


Ao longe as Portas de Ródão e o Castelo do Rei Wamba.

No geral este evento foi 5 estrela, desde o percurso, abastecimentos, etc ... Esta organização merece o sucesso que este evento teve. Gostei bastante das subidas e adorei as descidas. Os trilhos estavam todos num estado excelente.

Somente dois aspectos negativos a lamentar, a queda do amigo Cerezo e a badalhoquice das garrafas de água espalhadas no trilho imediatamente a seguir aos abastecimentos.

4 comentários:

Luis Afonso disse...

Pois é, muito bom estes Trilhos da Açafa!
Para o ano encontro marcado em V.V.Ródão outra vez!
Espero é que os pseudo-prós como já alguém lhes chamou, que sujaram os trilhos, não aparecem ou que aprendam qualquer coisa até lá!

Abraço

Tiaguss disse...

Gostei de ver menino Luís, 70 Kms à maneira!
Este mês ainda temos mais uma ou duas. :)

davgov disse...

Em primeiro lugar parabéns pelo blog!

Também estive em V.V.Rodão e adorei principalmente as subidas.

Como disseste que gostavas de subir espero que estejas presente na Maratona Ribeiras da Estrela dia 29 de Abril no Paul.

Até lá muita pedalada!
maratonaribeirasdaestrela.blogspot.com

Tiaguss disse...

Por acaso a vossa maratona já está marcada na minha agenda, dia 29 de Abril lá estarei.

Um abraço
Tiago Lages