domingo, março 25, 2007

Rota do Contrabando

Esta Rota do Contrabando foi realizada no Soito pelo Clube de Montanhismo da Guarda, Inatel (delegação da Guarda) e pela Associação Cultural e Desportiva do Soito.
Nada a apontar! Bom abastecimento aos vinte e poucos Kms, boa almoçarada, bom tempo, excelente percurso, bonitas paisagens, em resumo ... valeu a bem a pena levantar cedo para gozar esta manhã BTTistica. E nada como 50 Kms para gastar as calorias adquiridas no jantar de ontem do aniversário do clube.

Às 7:30 da manhã já estava eu à porta de casa do Mané para rumarmos ao Soito. Às 8:15 já estávamos junto ao Sousa no Sabugal e antes das 9 já estávamos no Soito. O Richard e o Rui Paulo que tinham decidido participar também vinham atrasados pois algum deles por lapso, em vez de adiantar o relógio 1 hora (hora de Verão) ..... atrasou, logo gerou-se ali um contratempo, mas deu para começarmos todos.

Deixamos arrancar a malta toda e lá fomos os 5 na cauda do pelotão. Encontrámos muito pessoal da Guarda neste passeio.
Logo nos primeiros Kms, separámo-nos do Richard e do Rui Paulo, mas com entusiasmo numa descida, não vimos as fitas para cortar à direita e fomos em frente. Só ao fundo um senhor nos avisou que não era por ali. Lá voltámos atrás e juntámo-nos de novo durante um par de Kms.




Numa paragem para fotografar a paisagem.






Paisagens da raia.


Sousa.


Eu e o Mané.

Aos 20 Kms, tivemos direito a abastecimento em Vale de Espinho. Havia mais duas actividades paralelas ao BTT, que eram marcha e passeio a cavalo. Na descida para o abastecimento ainda encontramos muita malta a pé, que estava a descer para Vale de Espinho.


Mané.


Sousa a cavalgar.


Sousa e Mané.


Eu.


Onde é que eu já vi este filme?

Depois de andarmos pela zona dos Foios, subimos ao marco geodésico localizado a Oeste de Aldeia Velha e Aldeia do Bispo. Na descida, descemos em direcção a Alfaiates.


Sousa, Mané e Eu na bonita Barragem de Alfaiates.


Chegada ao Soito.

Depois da banhoca no quartel dos bombeiros, foi servida a feijoada, a carne grelhada e inaugurada a mesa dos queijos. Não há dúvida que fomos muito bem tratados naquela zona da raia.
Depois de almoço decidimos ir embora e pelo caminho tomar um cafezito no Sabugal.




Depois de almoço as caras de quem pensa no sofá e comando da televisão.

O raio da maquina fotográfica nem sempre esteve à mão, daí constatar que o Richard e o Rui Paulo não ficaram em nenhuma fotografia, mas no próximo fim de semana em Castelo Branco fazemos uns disparos extra.
Café tomado e enquanto o Sousa, Rui Paulo e Richard rumaram à Covilhã, eu e o Mané rumámos à Guarda. Como sempre, quando ando por estes lados, fui picar o ponto ao castelo na esperança de o apanhar aberto (pois não o conhecia por dentro) e qual o meu espanto que estava mesmo aberto. Espectáculo!! Só tenho pena de não ter surgido a ideia mais cedo pois assim o resto do pessoal já não visitou este espectacular castelo. Ficam as fotografias .....


























Mais um dia à maneira, que deu para pedalar e passear pelas belas paisagens do nosso Portugal.

5 comentários:

Luis Afonso disse...

Muito bem, sim Sr., parece ter sido um belo passeio.
Aquele filme do Mané, acho k tb já o vi noutro lado qualquer :D

Abraço

Rui Paulo disse...

Sabem qual é a grande característica do Castelo????

A Torre tem 5 quinas, em vez das 4 habituais.


Para primeiro passeio a coisa teve fixe, embora tenhamos sido os primeiros (a contar do fim)......


Em Castelo Branco quero aparecer nas fotos....

Abraço

Richard disse...

Os "primeiros" têm a suas vantagens: não houve fila para o banho, nem para o tacho!

Foi um belo passeio e vamos ver se para semana estamos mais em forma para vos acompanhar.

Tiaguss disse...

Ainda bem que gostaram do passeio! A Maratona de Castelo Branco é a próxima, mas haverão mais de certeza absoluta. A malta vai conversando e partilhando o calendário BTTistico!

Abraços

PS: Temos de combinar voltar à Raia. Eu logo dou noticias ....

Pedro disse...

Foi "Kool". Bonitos cenários. Vamos ver agora para Castelo Branco. Fica bem.

deSousa