segunda-feira, outubro 02, 2006

Maratona Xurés/Gerês Extreme

Depois de ver na Bike Magazine a refeência a este evento e juntando a vontade de conhecer um bocado melhor o Gerês lá desafiei o Koelhone e o Valdemar (companheiros da Maratona Internacional da Raia).

Inscrevi-me, logo de seguida inscreveu-se o Koelhone. Pena que o Valdemar não pode aparecer!
Entretanto fomos desafiando mais uma malta e no total estavamos:
- Eu
- Koelhone
- Mané
- Simão
- Sousa
- Adriano

Sexta feira dia 1 de Setembro tirei o dia de férias e juntamente com o meu primo Mané, lá fomos nós até ao Xurés!
Saímos da Guarda à 15:00 paramos em Ponte de Lima para ir comprar jantar para todos e as 21:00 estavamos com as tendas do pessoal todo montadas no Camping Viña Grande a 7 Kms de Lobios. Aos poucos foi chegando o resto da malta e às 23:30 estavamos de volta do "pito" assado.

Sabado antes da 9 da manha estavamos nós em Lobios.
Quase em cima das 9 horas fomos todos até ao meu carro fazer uma sandocha para comer a meio do caminho. Foi quando ouvimos uma buzina ..........
Chegamos ao local da partida ........ ninguém, nem um único bttista. Tinham dado a partida e nós ali descansadinhos. Mas foi na boa ...... e lá nos fizemos ao caminho!
O percurso começava logo a subir. O Koelhone desapareceu e até ao primeiro abastecimento (30 Kms) fui com o Sousa e com o Adriano.
No abastecimento, na conversa com mais um conterrâneo que também andava ali pelo Xurés apercebi-me que se queria fazer os 100 não podia ir tão descontraído como até ali. Deixei o Sousa e o Adriano e fui em busca do Koelhone perdido.
Mais uma subida (até ás antenas) e uma violenta descida de 8 Kms que abanou o esqueleto ao pessoal todo. Piso muito estragado ......... foi pinotes e capotanços a toda a hora. Felizmente não fui nenhuma vez ao tapete. Entretanto de novo em Lobios (yep, passamos lá duas vezes) encontro o meu primo Mané que tinha acabado os 40 Kms e entrego-lhe a chave do carro. Encontrei também o Koelhone estavam feitos 60 Kms e seguimos para o resto do percurso.
Sem dúvida que foi bastante duro, pois logo a primeira subida a seguir ao Km 60 coincidiu com as 14 horas. Muito calor e o piso não era de todo o mais regular. Nas calmas la fizemos os 40 Kms do resto do percurso: muito calor muita calçada romana a subir, muita calçada romana a descer e o melhor de tudo muitas fontes e aguinha fresca pelo caminho.
Resumindo foi muito positivo e o objectivo foi atingido.

O Adriano foi embora logo no sabado e o Sousa saiu domingo logo de manha.
No regresso eu, o Mané, o Koelho e o Simão demoramos um dia inteiro a chegar à beira.
Visitamos a Portela do Homem, fomos a Amares comer uma posta mirandesa, parámos em Amarante para beber um copo, parámos em Viseu para comer a merendinha e quando chegamos à Guarda já eram 18:00.

Valeu, sem dúvida que foi um fim de semana bem passado.

Mais informações e fotos na pagina oficial da maratona.

Sem comentários: