segunda-feira, outubro 02, 2006

Guarda-Fatima 2006

No ano passado já o Vicente e o João Luis se tinham lembrado de fazer uma etapa destas e chegaram a faze-lo.

Este ano falamos, falamos, era para ter sido em Maio, depois passou para Junho, depois chegou o calor e perdeu-se o timing. Lá pensamos já não fazemos isto este ano.

Entretanto no mês passado o Vicente telefona-me a convidar para jantar em casa dele, também ia estar o João Luis e a familia e a Patrocinia que ia a caminho dos Picos da Europa. Durante o jantar ou já na parte do café lá voltou a conversa: "então e a ida a Fatima?". Passados 5 minutos estava a data marcada e ainda este ano. Enviei um sms ao Koelhone que estava de férias para ficar avisado do combinado.

Sabado, 9 de Setembro pelas 5 da manhã já estava com o João Luis e o Vicente à espera do Koelhone na rotunda para o Rio Diz.






Em vez de subir ao centro da cidade da Guarda para apanhar a N17, decidimos ir até ao Alvendre (zona por onde andamos em terra) e descer no alcatrão novinho que vai até Aldeia da Serra.
Foi lindo ver as luzinhas de presença a frente e atrás a piscar durante aquela descida.
Chegados ao Sobral da Serra descemos até ao Porto da Carne de forma a apanharmos a estrada nacional nº17, mais conhecida como estrada da beira.





Eram quase nove da manhã estavamos a parar no Senhor das Almas (aldeia perto de Oliveira do Hospital). Fizemos o primeiro abastecimento no café de uma tia do Koelho. Estavam feitos mais ou menos 50 Kms.
Voltando ao caminho, aí fomos nós pela N17 até ao cruzamento de Foz de Arouce onde siguimos na direcção de Miranda do Corvo.



De Foz de Arouce até Miranda do Corvo apanhamos uma zona muito bem sinalizada o que nos poupou bastante tempo. Foram mais ou menos 16 Kms sempre a rolar.
Em Miranda do Corvo aproveitamos para procurar um tasco para almoçar. Eram 13:00 estavam cumpridos 160 Kms.
Correu bem o almoço! Todos optamos pelo bife de vitela com ovo a cavalo, batata frita e salada.
Foi um almoço bastante descansado, só nos fizemos de novo à estrada por volta das 15:00.



A parte mais dificil estava para vir! De Miranda do Corvo para a frente havia muito sobe e desce, muito cruzamento e rotunda sem qualquer indicação. Com isto o ritmo foi muito mais lento, mais paragens que o habitual para perguntar a pessoas "o melhor caminho para".
Chegados a Ansião já viamos algumas placas a dizer "Santuário de Fátima"!
Algures nesta estrada cruzamo-nos com o meu primo Mané que nos trazia fruta e yogourtes liquidos.




Sabia que Ourém era antecedida de uma descida. Foram alguns Kms de subidas e descidas a pensar "é depois desta que se desce até Ourém ......."
De Ourém a Fatima só havia mais uma decisão a fazer em termos de percurso. Optar pelos 4 Kms com cerca de 1Km entre 10 e 12 % de inclinação ou fazer uma subida mais suave mas com 8 ou 9 Kms.
Lá fomos nós monte acima pela caminho mais curto mas mais duro, isto quando ja tinhamos 240 kms em cima!


Chegamos a Fátima, encontramo-nos com o meu primo Mané, Tininha, Dulce, Anabela e Pedro em frente à capela em frente à basilica.
Depois de jantar, o meu primo Mané trouxe-me de volta para a Guarda. O resto do pessoal foi até São Pedro de Moel e regressaram no domingo.

Durante o dia todo tinha establecido algumas "metas psicologicas":
80 Kms - 1/3 do caminho está feito
100 Kms - 100 Kms estão feitos
120 Kms - metado do caminho está feito
140 Kms - faltam 100 Kms
160 Kms - 2/3 do caminho está feito
200 Kms - chegamos aos 200
Daí para a frente as "metas" já eram establecidas a olho! :)

Foi espectacular!
Como disse o Vicente e bem: "É espectacular nos propormos a estas coisas sabendo que estamos acompanhados de uma malta em que confiamos a 100%""
Foram 246 Kms de boa disposição, entreajuda, motivação. O objectivo foi cumprido, obrigado pessoal!

Aqui ficam algumas fotos tiradas com o télélé do Koelhone quase a chegar a Fátima.
















Sem comentários: